EM MURIAÉ, COM POUCO MAIS DE DOIS ANOS DE ADMINISTRAÇÃO, MARCOS GUARINO CONQUISTA UMA REELEIÇÃO EXPRESSIVA
01 de novembro 2024
Findado o processo eleitoral em 6 de outubro, os municípios da região tiveram definidos seus panoramas políticos para os próximos quatro anos com a eleição dos gestores e legisladores municipais. Desta forma, a Amerp (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba) inicia uma série de reportagens essa semana apresentando os prefeitos reeleitos ou eleitos para a administração 2025-2028; suas perspectivas e desafios. O primeiro, é o médico Marcos Guarino, prefeito reeleito de Muriaé, segunda maior cidade da Zona da Mata de Minas Gerais.
Marcos Guarino entrou na Prefeitura em 1º de janeiro de 2021 como vice-prefeito de José Braz. Ele já estava neste cargo desde 2017, quando tomou posse na gestão do ex-prefeito Grego. Com uma longa experiência na área pública, tendo sido também secretário de saúde de 2004 a 2016 e nos primeiros anos da Administração 2021-2023, Marcos Guarino se tornou prefeito de Muriaé em 06 de junho de 2022. Com pouco mais de dois anos de gestão, conquistou o eleitorado do município alcançando uma das maiores vitórias da história do município.
“Os desafios foram muitos, a começar por assumir uma administração que já estava em curso, diante da triste perda do Sr. José Braz, uma pessoa que admirava muito, com quem trabalhei durante muitos anos, seguindo por aquele vendaval que aconteceu logo no princípio, causando grandes estragos no município e deixando a cidade mais de 48 horas sem luz e, consequentemente, sem abastecimento de água, tudo isso, em meio a muita destruição. Isso exigiu ações rápidas e eficientes de nossa parte e conseguimos superar essa tragédia com muito trabalho e muito apoio também, não podemos deixar de destacar isso, lembrando que todos os deputados da cidade colaboraram, assim como o governador de Minas, o que nos impulsionou a superar rapidamente esta tragédia e seguirmos superando todos os obstáculos que foram surgindo ou que já existiam em nossa cidade”.
O prefeito acredita que o fato de ter conseguido montar uma equipe muito comprometida e eficiente, ter conquistado a confiança dos servidores públicos que apoiaram em grande maioria sua Administração, ter implantado avanços sociais importantes, como o CAPs Infantil , o Restaurante Popular, a Cozinha Comunitária, além de ter investido na infraestrutura das vias públicas, com asfaltamento de diversos bairros inteiros, além de ter concluído várias obras que estavam paradas, foram o motor que o alçou a uma reeleição com grande folga de votos frente a seus adversários.
Marcos Guarino aponta como uma das grandes prioridades para os próximos anos a intervenção no rio Muriaé, com obras que irão reduzir significativamente os graves problemas de enchentes no Município e a ampliação do tratamento de redes de esgoto a 80% (hoje, está em 40%) a fim de cuidar da qualidade da água, protegendo a população de várias doenças advindas da poluição de nossos rios. O prefeito também afirma que o investimento no ser humano, na qualidade de vida, é uma grande prioridade nos próximos anos, atendendo ainda mais a área social, com atenção especial aos idosos, que é uma camada da população que vem aumentando muito e necessita de atenção especial.
“O desafio é o que nos move e vamos seguir nossa luta por recursos dos governos federal e estadual para construirmos uma nova cozinha comunitária, novas creches e escolas para atender todas as crianças e nos unirmos mais aos municípios da região para buscarmos um crescimento regional, envolvendo todos os municípios, pois acredito que quando todos crescem juntos, torna-se mais fácil de atender as demandas existentes, principalmente, nas áreas social, da saúde e educação”, explica o prefeito reeleito de Muriaé.
Marcos Guarino acredita que os prefeitos reeleitos e eleitos na região estão preparados para realizarem grandes administrações e unindo forças poderão potencializar ainda mais o desenvolvimento de suas cidades. Ele aponta que o investimento na educação, no transporte público, na qualidade de vida da população e na geração de emprego são ações fundamentais para a transformação e a promoção do crescimento conjunto de nossa região.