Programa de geração de emprego e renda gera crescimento em Rosário de Limeira
08 de novembro 2023
Fazer Rosário de Limeira ter uma economia forte! Essa tem sido a meta perseguida pelo prefeito, José Maria Pinto da Silva, para oferecer qualidade de vida para a população, desde que iniciou em seu primeiro mandato, em 2017.
O Plano de Geração de Emprego e Renda é o principal foco do poder executivo e, certamente, pode servir de inspiração para muitas outras administrações, onde a população local não encontra opções de trabalho e isso leva à mudança, principalmente de jovens, para outros municípios maiores e mais prósperos.
Há sete anos, quando assumiu o posto de prefeito, José Maria encontrou uma situação difícil, caracterizada pela ausência de postos de trabalho. Momento em que os moradores de Rosário de Limeira contavam, praticamente, com duas únicas opções de emprego: nas lavouras de café ou na Prefeitura, responsável por grande parte das vagas disponíveis.
Por isso, ele entendeu que precisava, como gestor, fomentar a econômica local com o intuito de oferecer mais frentes de trabalho. Além de garantir novas oportunidades para o cidadão, José Maria tinha outro objetivo em mente. “Atrair empresas para a cidade significa também possibilitar um aumento de renda para a população e, consequentemente, o desenvolvimento do comércio local”, explica.
Assim, ele começou sua administração, atuando nas frentes emergenciais, mas focado na qualidade de vida da população através do desenvolvimento da cidade.
Sua primeira ação de destaque foi a criação do Distrito Industrial, acompanhada de um levantamento de empresas interessadas em se fixarem no local, mais a qualificação de mão de obra para atender essa demanda através de cursos de profissionalizantes gratuitos, que mantém até hoje.
Porém, antes disso, para garantir condições de instalação para novas empresas, precisava ofertar também segurança como fator de atratividade. Pensando nisso, José Maria conseguiu a instalação de câmeras de segurança por toda a cidade. Criou o Departamento Municipal de Segurança Pública e fechou parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais para monitoramento constante. De modo que, raramente hoje, ocorrem furtos, roubos, assassinatos ou quaisquer outros tipos de violência na cidade e, quando ocorrem, os autores são imediatamente identificados e presos.
“Nossa preocupação não é ter uma população com salários altíssimos. Mas, ter uma população onde todos os membros da família, que estejam em idade ativa para o trabalho, possam estar empregados. Desta forma, estaremos ofertando melhor qualidade de vida, revertendo recursos para o comércio local se desenvolver e gerando mais recursos para o município por meio de impostos, o que nos permitirá investir ainda mais em Rosário de Limeira, fazendo retornar para a população todo esse ciclo em forma de benefícios sociais, de lazer, de saúde e educação”, afirma José Maria.
Missão que ele persegue muito bem assessorado, pois, sempre que tem demandas na área de topografia, questões jurídicas, elaboração de projetos técnicos de engenharia, entre outros, recebe o apoio da AMERP (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba) e do Cimerp (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba), que disponibilizam tais serviços aos municípios conveniados.
Além disso, José Maria aproveita todas as possibilidades de ter contato com outros prefeitos da região para, junto com eles, participar de encontros promovidos pela AMERP para atualizar seus conhecimentos sobre questões importantes.
E quem colhe os frutos de todo esse trabalho é a população. Tanto que o IBGE constatou um crescimento de mais de 11% no município nos últimos dez anos e isso pode ser percebido na cidade com o aumento significativo do comércio. “Há sete anos, tínhamos dois açougues apenas, hoje temos seis. Havia duas farmácias e agora são seis também. Eu vejo isso como um reflexo de nosso crescimento”, avalia José Maria.
Outro sinalizador do desenvolvimento do município vem no significativo aumento de capital na única agência bancária do Município, a Cresol, que somente no último ano chegou a 13,55% um dos mais altos índices de crescimento médio da região.
Melhoria de vida da população passa por desenvolvimento econômico
Tradicionalmente, o principal segmento empresarial instalado em Rosário de Limeira era o de confecções. Mas, o que se observa hoje é que o município deu um salto nesse segmento, tornando-se um dos maiores empregadores da cidade.
Atualmente, uma grande empresa já está fixada no Distrito Industrial, confecciona peças de vestuário para grandes lojas, como as Pernambucanas, Maísa, entre outras, e mantém uma média de 200 funcionários em sua sede.
A cidade também possui várias facções instaladas em imóveis alugados pela Prefeitura. Uma iniciativa bastante original em que as empresas têm a concessão do espaço para instalarem seus maquinários e alocarem seus colaboradores, que são necessariamente moradores de Rosário de Limeira. Detalhe: o projeto se provou tão interessante que essas facções já se estendem, inclusive, para a zona rural da cidade.
Além da grande empresa de confecção, há hoje no Distrito Industrial uma empresa que adquire maquinário de panificação industrial, atua em sua recuperação e revende as máquinas praticamente novas. Nesse caso, a Prefeitura também deu apoio aos empreendedores com a capacitação de trabalhadores para essa atividade.
Outra empresa instalada lá é de tijolos para grandes construções. E não para por aí porque o Distrito Industrial, próximo à Rodovia MG 447, está chamando a atenção de outras indústrias e já há perspectivas de novas construções no local.
Parceria Público Privada atraí investidores para fomentar o desenvolvimento agrícola
A Prefeitura de Rosário de Limeira está investindo em parcerias com o setor privado para produção de mudas, principalmente de café, que é o produto mais cultivado na zona rural do município.
O apoio aos produtores vai além com sessão de maquinário gratuitamente, assistência técnica e manutenção contínua das estradas rurais.
O viveiro fica num terreno da Prefeitura, que faz o transporte das mudas para os produtores em suas propriedades. Ao lado dele, já está sendo construído um Centro de Convivência para atender moradores dos distritos em reuniões, eventos sociais, feiras, confraternizações, etc.
Diversão, esporte e arte estão em pauta
O investimento em lazer é outra peça fundamental da administração municipal, com o intuito de manter a população feliz na cidade. Prova disso é a construção do Balneário Américo José Homero na entrada do município, no entorno de um belo lago com riacho. Lá há brinquedos para as crianças, aparelhos de ginástica para adultos, pistas de caminhadas, mesas paraconvivência, num ambiente que mudou completamente o visual da entrada da cidade.
Na praça principal, também foi criado um espaço para alimentação, com constantes eventos sendo realizados no palco erguido no local.
Tem mais! O Parque de Exposições foi totalmente reformado e modernizado para abrigar a principal festa da cidade e, fora desse período, é utilizado como garagem e local de manutenção dos veículos da prefeitura e pela Secretaria de Obras de modo a não ficar subutilizado.
O incentivo ao esporte abrange várias áreas, com apoio a torneios e campeonatos na cidade e o grande destaque está na prática de tae-kwon-do, prática que começou a ser desenvolvida no CRAS, hoje, também possui espaço particular e vem destacando o Município no Estado, já tendo acumulado nestes últimos 7 anos mais de 700 medalhas para Rosário da Limeira.
Cuidado com as necessidades da população abrange diversos setores
Todos os imóveis do município foram reformados e ampliados. Um bom exemplo disso é a Escola Municipal, onde foi aberto espaço para a chegada de centros universitários com cursos superiores no município.
A Creche foi ampliada e atende hoje cerca de 200 crianças de mais de 150 famílias.
A Prefeitura ainda oferece transporte gratuito a todos os moradores que estudam, cursos técnicos e superiores, em cidades próximas à Rosário de Limeira, como Muriaé e Ervália.
Além disso, há também transporte gratuito para quem trabalha em Muriaé. Nesse caso, o objetivo é permitir que essas pessoas possam continuar morando na cidade e trazendo recursos oriundos dos seus trabalhos para o município.
Na saúde, José Maria oferece todos os serviços possíveis a uma cidade do porte de Rosário da Limeira com um complexo importante de prédios para atendimento da população. Mas, o grande destaque é sua preocupação com medicamentos e acessórios para cuidados dos pacientes. O município possui um estoque significativo a fim de proporcionar economia às famílias em seus tratamentos.
Vale ressaltar ainda que, no decorrer de seus sete anos como prefeito, José Maria calçou ou recapeou praticamente todas as ruas da cidade, mantendo-as em excelente qualidade para o tráfego, além de sinalizar toda a cidade, facilitando o trânsito de visitantes por ela.






























